Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

AGORA É GOOGOL ! ! ! conheça o brasil


anuncios

brothers of music


Total de visitas: 14262
Roraima

Roraima, conheça mais!


Roraima é repleto de atrativos naturais e culturais. De serras a cachoeiras, toda a extensão do Estado apresenta algo novo e encantador para o turista. Ao longo do ano, festas regionais atraem muitos visitantes, desde o Ciclo Carnavalesco, que acontece no mês de fevereiro, até o Ciclo Natalino, com diversas comemorações realizadas com a participação do povo roraimense.

Na capital, Boa Vista, única do país que se encontra totalmente no hemisfério norte do planeta, durante o período de estiagem, de outubro a março, o nível das águas do rio Branco diminui e torna propícia a prática da pesca e esportes náuticos. Em Monte Roraima, outro cenário com grande formação rochosa, possui variedade de lindos lugares ainda não visitados pelo homem.

A identidade cultural de Roraima é formada por características de grande riqueza folclórica, herdadas pelas danças indígenas, pelos hábitos e pelo vocabulário repleto de expressões típicas dos dialetos macuxi, taurepang, paraviana, wapixana, ingaricó, entre outros. Festas populares e religiosas como Carnaval, Quaresma, Junina e Natalina são comemoradas durante vários dias.

A culinária roraimense sofre influência de outros estados, como o Maranhão, por exemplo. Seguindo o exemplo de outras cozinhas amazonenses, o prato principal é o peixe. Além disso, o cardápio mistura frutas regionais para o preparo de delícias como a damorida, peixe regado com caldo de folhas de pimenta malagueta e jiquitaia, uma farinha de pimentas moídas.

O QUE VER
Baixo Rio Branco
Os afluentes do Rio possuem águas ácidas de superfície escura, sendo os principais os rios Água Boa do Univini, Itapará, Jauaperi e Xeruini, que dão origem a um ecossistema de floresta tropical e rica biodiversidade.

Monte Roraima
O grande monte de formação rochosa é abraçado pelas savanas amazônicas e considerado uma das partes mais antigas do planeta. Entre os atrativos mais conhecidos estão o marco tríplice, o labirinto norte e o vale dos cristais.

Serra do Tepequém
A região possui topo plano cortado por igarapés que formam belíssimas quedas d’água. Tepequém se destaca pelas riquezas naturais e minerais, dentre elas as cachoeiras, trilhas ecológicas, visita ao platô e passeios em locais históricos

QUANDO IR
Pode-se dizer que o Estado de Roraima possui, basicamente, duas estações do ano bem definidas. A primeira é a chuvosa, que acontece entre os meses de abril e setembro e enche os belos rios e cachoeiras da região. Outra, é a seca, que acontece entre outubro e março, época propícia para a prática da pesca e esportes náuticos.

COMO CHEGAR
Roraima é cortado pela linha do Equador faz divisa com os países Venezuela e Guiana. O acesso ao Estado pode ser por via aérea, pelo aeroporto internacional de Boa Vista, e também por vias terrestres, pela Venezuela ou Manaus por meio da BR-174 ou pela República Cooperativista da Guiana através da BR-401.

CLIMA
O clima é varia entre equatorial sub-úmido e tropical úmido e as temperaturas oscilam entre 20ºC e 38ºC. Entre os meses de abril e setembro acontecem as chuvas e entre os meses de outubro e março, a seca.

O que levar:
- Tênis apropriado para caminhadas
- Roupas leves para o dia
- Roupas quentes para a noite
- Repelente contra insetos

O que ver:
- Monte Roraima
- Ciclo Carnavalesco
- Rio Branco