Sites Grátis no Comunidades.net

AGORA É GOOGOL ! ! ! conheça o brasil


anuncios

brothers of music


Total de visitas: 14271
Paraíba

Paraíba, conheça mais!


De uma ponta a outra a Paraíba encanta com paisagens fantásticas, como as com praias de águas mornas e cristalinas na região de Tambaba, ou o pôr-do-sol na Praia Fluvial do Jacaré. Os sítios e monumentos históricos também garantem passeios inesquecíveis pelo passado das cidades litorâneas, que atraem grande quantidade de turistas todos os anos.

O litoral paraibano é um dos mais procurados do país. A cidade de Cabedelo, ao norte do Estado, é conhecida, principalmente, por suas belas praias, com as de Intermares, Poço e Camboinha, propícias para a prática do surf. Ao sul, as praias Jacumã, Carapibus e Tabatinga fazem sucesso pela exuberância e a tranqüilidade, por serem quase desertas e utilizadas para a prática do naturismo

A cultura regional da Paraíba é uma das mais ricas do Brasil, pela variedade das peças, a beleza dos ritmos e a exuberância dos movimentos. O Estado possui um grande acervo folclórico que se manifesta nas danças, folguedos, peças de teatro e outras formas que a imaginação popular. Festas como a Nau Catarineta e o Xaxado, há centenas de anos preservam o patrimônio único da identidade local.

A Paraíba possui um cardápio diversificado como conseqüência da miscigenação de raças na região. Se o passeio for ao litoral do Estado, são inúmeras opções de pratos à base de peixe, camarões ou lagostas, regados ao molho de coco ou de tomate. No interior é mais fácil encontrar refeições preparadas com carne-de-sol e galinha cabidela, sem esquecer os doces como pamonha e pé-de-moleque.

O QUE VER
Cachoeira do Roncador
A Cachoeira é lençol d’água que desaba de uma altura de 45 metros. O local é propício para a prática de esportes de aventura, além de apresentar raras espécies da fauna, como as famílias de sagüis, e da flora, como os pau d’arcos.

Lajedo de Pai Mateus
Formado por dezenas de blocos de granito em que os índios deixaram suas marcas. Sítios arqueológicos se multiplicam na região. Esportes de aventura, cavalgadas e expedições tornaram-se algumas atrações oferecidas.

Vale dos Dinossauros
Há mais de 100 anos foram encontradas pegadas de dinossauros na região. Hoje ponto turístico, a trilha mais procurada está no leito do Rio do Peixe, que teve o curso desviado para preservar as pegadas, porque eram cobertas pelas águas.

QUANDO IR
No mês de janeiro o verão está no ponto alto e perfeito para quem gosta de passar dias muito quentes nas praias. Além disso, nessa época acontece o carnaval fora de época, a Micaroa, realizado nas ruas da Paraíba, ao som de artistas nacionais.

Ainda em clima de festa e antecedendo o carnaval, em fevereiro acontece a Folia de Rua, que reúne blocos e foliões durante dez dias, misturando frevo, maracatu, coco e outros ritmos tipicamente nordestinos. Os grupos desfilam pela orla, bairros e o centro da capital fazendo a animação dos visitantes.

COMO CHEGAR
A capital paraibana recebe vôos das principais companhias aéreas com saídas regulares do Rio de Janeiro e de São Paulo. O aeroporto Castro Pinto está localizado no município de Bayeux, a 25 quilômetros da orla marítima de João Pessoa.

O acesso terrestre pode ser feito por meio rodoviário. Para quem vem do norte ou do sul do país, o caminho é feito pela BR-101. Os que chegam pelo oeste da Paraíba, devem seguir pela BR-230.

CLIMA
Na Paraíba, a temperatura média é de 26 graus. O sol nasce por volta das 5h da manhã e se põe em torno de 18h. As noites são mais frescas, principalmente na orla de João Pessoa.

No litoral e na mata, o clima é definido como tropical úmido, com chuvas durante o outono e o inverno. Na área de caatinga, ou Sertão, o clima predominante é o tropical semi-árido, com menos pancadas de chuva no verão, mas sujeito a irregularidades que acabam provocando secas prolongadas.

O que levar:
- Roupas leves e frescas
- Protetor Solar
- Calçados confortáveis

Não perca:
- Cabedelo
- Conde
- Pitumbu
- Baía da Traição