Sites Grátis no Comunidades.net

AGORA É GOOGOL ! ! ! conheça o brasil


anuncios

brothers of music


Total de visitas: 14264
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul, conheça mais!


O Rio Grande do Sul é conhecido pelo requinte da culinária regional e pela paisagem natural, que se incluem lagos, praças e cascatas. O Estado tornou-se um dos mais consistentes e qualificados destinos brasileiros, centrado principalmente na diversidade e na preservação da cultura e das tradições locais, sem deixar de se modernizar e evoluir.

Os belíssimos rios que banham o Estado pertencem à bacia do Prata e o principal deles, nascido da conexão dos rios Canoas e Pelotas, é o rio Uruguai, na divisa do Estado do Rio Grande do Sul com o Estado de Santa Catarina. Na região serrana encontram-se as cidades de Gramado e Canela, muito procuradas por turistas de todo o País, por suas belezas naturais e os traços característicos da colonização alemã.

A cultura do gaúcho está estampada na maneira de ser do povo, desde o uso da bombacha, roupa típica masculina, até o sotaque sulista diferenciado. Entres as festas populares, o Pezinho, de origem portuguesa, é a mais famosa e é dançada por pares. Nela, o gaúcho usa o traje típico do campeiro enquanto a prenda, que é a mulher gaúcha, usa saia longa rodada e cheia de babados.

O churrasco do Rio Grande do Sul é o mais famoso no país. O arroz carreteiro também compõe o tradicional cardápio da região. Outros pratos, como o feijão mexido, que uma mistura de feijão com farinha de mandioca; a roupa velha, que são sobras de carne com ovos mexidos; e o peixe, fazem parte da culinária gaúcha. Além dos pratos que envolvem perdizes, patos e animais de médio porte, como a cutia e o capincho.

O QUE VER
Costa Doce
A paisagem é de fazendas onde se destacam as lavouras de arroz e a pecuária, que se estende até a fronteira do Brasil com o Uruguai. Balneários tranqüilos encontram-se às margens da Laguna dos Patos, a maior de água doce do mundo.

Pampa Gaúcho
O que dá ao gaúcho a personalidade de homem do campo são as grandes fazendas e o pampa. A tradição é vista desde as bombachas, o lenço no pescoço e o chapéu, até a conhecida alegria e hospitalidade das pessoas da região.

Vale do Rio Pardo
Os lindos sobrados coloniais, a culinária açoriana e as festas do chope do Vale ainda existem e dividem espaço com a modernização. A boa infra-estrutura para receber turistas é a marca do lugar, que recebeu fortes influências de portugueses e...

QUANDO IR
O Rio Grande do Sul é muito procurado durante o inverno, porque as temperaturas caem consideravelmente, em comparação com o restante do país.Além disso, festas típicas acontecem nesse período, como a Semana Farroupilha, em setembro, e a Feira do Livro, em outubro e novembro.

COMO CHEGAR
Por vias aéreas, os principais aeroportos do país mantêm saídas semanais, ou diárias, como no caso de São Paulo, para o Estado. Outra alternativa são as vias terrestres, ao utilizar a RS-239 e depois a RS-115 ou RS-020.

Porto Alegre localiza-se a 496 quilômetros de Florianópolis, a capital do Estado vizinho. Entre as cidades de São José e Palhoça, há o início de um longo trecho pela BR-101, de cerca de 370 quilômetros. A rodovia tem trechos perigosos, grande tráfego de caminhões e está em fase de duplicação das pistas, nos dois Estados.

CLIMA
As chuvas são freqüentes no Estado e com referência à estiagem, é raro o fenômeno de secas prolongadas. A umidade relativa do ar na capital é, em média, de 75%. O inverno é a estação mais úmida. O clima do Estado do Rio Grande do Sul, comparando ao de grande parte do País, apresenta condições que podem ser consideradas favoráveis

O que levar:
- Sapatos fechados
- Roupas quentes
- Acessórios de inverno

Não perca:
- Rio Uruguai
- Gramado
- Vale dos Vinhedos